Aprenda com Seus Erros

Clarissa Borges

E ai, pessoal! Tudo joia com vocês?

Vejo muita gente dizendo: “Ah, Clarissa, tenho medo de fazer simulados, pois acho que não estou pronto”; “Não gosto de fazer questões”; “Tenho medo de errar e me sentir mal”.

E eu sempre digo: “A vida começa no final da sua zona de conforto! Seus avanços nos estudos só dependem de você! ”.

É isso mesmo! Errar é completamente normal e faz parte do processo. Afinal, é melhor acertar uma questão no chute, sem revisar as outras alternativas, ou não acertar a questão e procurar por que errou? Na primeira opção, digo com toda certeza: você estará apenas se enganando. Já na segunda, seu estudo será muito mais eficaz. Quando erramos e analisamos todas as opções com calma, certamente estamos aprendendo muito mais! Leve o erro como um grande aprendizado.

Se você quer mesmo realizar seu sonho da aprovação, tem seu objetivo claro, definido e estiver trabalhando para a realização do seu propósito, você nunca falhará. Afinal, tudo é aprendizado para a próxima tentativa.

Procure sempre refazer as questões que errou para não cair nas mesmas “pegadinhas”. É comum errar uma determinada questão e, futuramente, errá-la novamente. Para que isso não ocorra, reserve sempre um horário na semana para refazer todas as questões que não teve êxito.

Caso você erre a questão novamente, não se desespere, isso é comum! Já cheguei a errar 4x uma mesma questão, apenas por falta de atenção (tenho registro no qconcursos)!

Por isso, hoje estou aqui passando essa dica para vocês: anote os erros e sempre releia suas anotações. Faça uma espécie de caderno de erros que ajuda bastante nas revisões. 📝

Sucesso nos estudos, meus amigos!